SAMBÓDROMO

SAMBÓDROMO PLANO DO SETOR    
   

O Sambódromo - Palco do Carnaval do Rio de Janeiro

 

karneval top 1

Passarela do samba, a Marquês de Sapucaí situa-se no centro do Rio

O projeto do sambódromo, de autoria do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, teve como objetivo único dotar a cidade de um palco urbano permanente para a exibição do maior espetáculo da terra: Os desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro.

Oficialmente o palco do carnaval carioca é denominado de Passarela Professor Darcy Ribeiro. No entanto, é popularmente conhecido como "Sambódromo", que foi um termo marcado pelo próprio Darcy Ribeiro a partir da junção de "samba" com o sufixo de origem grega "dromo", que significa "corrida, lugar para correr".

O Sambódromo foi construído na década de 80 e em apenas 120 dias, usando muitas técnicas de construção pré-moldada em concreto armado. A pista tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura. Hoje, aproximadamente 72.5000 cariocas e turistas podem assistir ao carnaval mais famoso do mundo.

Reconstrução do Sambòdromo 2011
(origem:cidadeolimpica.com)
 Sambòdromo 2012 em 3D
(origem:cidadeolimpica.com)
 
 

Visitas ao Sambódromo durante o Ano

Fora do período de Carnaval, o Sambódromo e o Museu do Samba, que fica no mesmo local, podem ser visitados gratuitamente durante o dia.

A partir do mês de Dezembro, fica aberta a temporada dos Ensaios Técnicos das escolas de Samba. Estes acontecem durante a noite dos finais de semana até um pouco antes o Carnaval.

O Sambódromo - Estrutura

O Sambódromo é dividido em setores numerados de 1 a 13 e divididos por pares e ímpares. O lado par fica próximo à estação de metrô da Praça Onze e o lado Ímpar próximo a Central.

Atrás dos setores, tanto do lado par quanto do ímpar, existem empresas de fast food e lojas espalhadas pelo sambódromo com diversas opções para um lanche rápido. Nas arquibancadas, há vendedores de bebidas como água, refrigerante e cerveja.

Cada setor possui banheiros próximos as saídas caso tenha dúvida pergunte a algum dos funcionários uniformizados da Liesa.

Quanto aos tipos de acentos, são 5 opções disponíveis para você assistir ao desfile no Sambódromo:

Arquibancada: Os ingressos mais comuns são as arquibancadas, que ficam na parte mais alta e proporcionam uma visão mais aérea o desfile.

Frisas: As frisas são as cadeiras que ficam bem próximas a Avenida. Elas têm capacidade para até 6 pessoas e são recomendadas para quem irá assistir ao desfile pela primeira vez e deseja conforto e boa visão.

Frisas cobertas: As frisas cobertas só estão disponíveis no Setor 7 - Fila D do sambódromo e ficam logo abaixo dos camarotes. Cada uma tem capacidade para até 12 pessoas.

Cadeiras numeradas: Estas estão disponíveis apenas nos setores 12 e 13 e ficam bem próximas a Apoteose, que é o final do desfile.

Camarotes: Os camarotes ficam logo abaixo das arquibancadas e acima das frisas. Estes normalmente possuem serviços de buffet e open bar.